Somos muito fãs do esporte e dos benefícios que ele proporciona na vida de todos. Seremos incentivadores da prática amadora e profissional integrada aos cuidados com a saúde física, tanto no que diz respeito à prevenção quanto ao tratamento de lesões decorrentes do esporte. Neste artigo vamos conversar um pouco sobre performance e alto rendimento. Você tem esse desejo de melhoria? Chegar nesse nível é o grande objetivo de muitos, mas envolve muita dedicação para superar desafios todos os dias.

Desde o início da prática esportiva até se tornar um atleta de alto rendimento, é um caminho longo. As recompensas são muitas e cada passo deve ser dado com acompanhamento de profissionais para que o resultado seja positivo na saúde como um todo.

Vamos começar definindo alta performance no esporte. Pode-se dizer que performance e desempenho são sinônimos. Significa que a pessoa tem suas capacidades físicas aprimoradas, tais como força, velocidade, resistência, coordenação e flexibilidade. O indivíduo treina para ir além e melhorar o seu próprio rendimento.

Apesar de parecer algo que só atletas que treinam há muito tempo conseguem alcançar, é possível para qualquer pessoa. O primeiro passo é começar e a partir daí seguir um ciclo de treinamento sistematizado a longo prazo que evolui de acordo com a capacidade física de cada um até chegar no alto nível.

Mas como conquistar alta performance?

É preciso uma rotina intensa de treinos e disciplina para seguir um ciclo de treinamento. As etapas incluem período preparatório, um trabalho mais geral, um trabalho mais específico e manutenção dos ganhos com aperfeiçoamento. Distribuir os exercícios de preparação, exercícios gerais, exercícios especiais e competitivos ao longo do ciclo de treinamento é o que leva à melhora da performance dos atletas.

Tudo começa com condicionamento e forma física para que o corpo esteja preparado acima da média. Isso será determinante para o sucesso ou fracasso de um atleta. Praticar movimentos específicos do esporte junto com exercícios de musculação e treinos aeróbicos faz com que ele use diversas partes do corpo e melhore ao mesmo tempo o condicionamento e a forma física.

Daí a importância do acompanhamento de uma equipe de profissionais. Com os exercícios bem orientados, correção de movimentos e ensinamentos técnicos, acontece uma melhora no desempenho de forma gradativa, evitando o aparecimento de lesões por sobrecarga ou desgaste. É essencial para que o atleta possa superar limites e atingir um novo patamar de performance, sem prejudicar a sua saúde.

E claro, não podemos nos esquecer da alimentação que é a fonte de energia para o nosso corpo. Uma dieta adequada é fundamental para o melhor desempenho e também auxilia na recuperação de possíveis microlesões e no combate a inflamações. Proteínas, boas fontes de gorduras e bons carboidratos precisam fazer parte do plano alimentar do atleta de alto rendimento, seja ele iniciante, amador ou profissional.

E, para finalizar, devemos considerar também o apoio emocional durante o processo de treinamento. Ele é essencial para aprimorar a forma como os atletas lidam com a pressão e os desafios das competições.

Se você deseja melhorar o seu rendimento no esporte ou na sua prática de atividade física, mesmo sem a intenção de competição, esteja ao lado de profissionais que vão contribuir para o seu avanço, preservando a sua saúde física, mental e emocional, prevenindo lesões.