O corpo da gestante passa por diversos ajustes hormonais e biomecânicos para acomodar e permitir o desenvolvimento normal e seguro do bebê durante a gravidez. E isso tem consequências para a mulher e é sobre elas que vamos conversar neste artigo.

De maneira geral, o aumento do peso corporal e as alterações no centro de gravidade, na estabilidade articular e no alinhamento músculo-esquelético são fatores que favorecem o aparecimento de sintomas dolorosos, especialmente na região lombar mais baixa, e também influenciam na qualidade do sono.

Distúrbios do sono e dor estão entre as queixas mais comuns na sociedade, e é frequente que apareçam na mesma pessoa. Por conta disso, existe uma correlação de que a dor pode causar distúrbios do sono, impacto no humor e maior gasto energético. Ou seja, pessoas com lombalgia apresentam pior qualidade de sono quando comparadas com pessoas saudáveis.

Isso inclui as gestantes. A lombalgia na gravidez é um sintoma muito comum, grave e incapacitante, principalmente nos três últimos meses. As prováveis causas desse sintoma são:

  • Aumento do peso do útero;
  • Hiperlordose;
  • Alterações do centro de gravidade e na postura;
  • Flacidez dos músculos;
  • Alterações hormonais, mecânicas e vasculares.

Quando a dor está presente, ela provoca grande impacto na vida da mãe, causando incapacidade motora, insônia e depressão. Quanto às características do sono, o que se observa é uma diminuição da duração média e da qualidade do sono com a progressão da gravidez, que, por sua vez, pode influenciar o tipo e a duração do parto e o surgimento da depressão pós-parto.

Por esse motivo, é muito importante que a gestante procure profissionais especializados em busca de técnicas e práticas corporais que ofereçam conforto e auxílio para se adaptar às mudanças do corpo. Os benefícios são muitos!


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568
Dr. José Carlos Barbi – CRM/SP 32.705
Dr. Alexandre Jaccard – CRM/PR 27.412 / CRM/SP 116.476
Dr. Ricardo Acácio – CRM-SP 225.318 / CRM-SC 12.732 / CRM-PR 21.521
Dr. Fernando Herrero – CRM 112.5376