A coluna é o eixo de sustentação do corpo humano. Ao mesmo tempo que precisa ser firme para dar suporte ao tronco, deve ser flexível para permitir movimentos nos diferentes planos. Formada por vértebras que se empilham e se sustentam a partir de ligamentos e músculos, a coluna sofre constantemente com hábitos que provocam sobrecarga e desgaste.

As dores, na maioria das vezes, ocorrem por consequência do sedentarismo, má postura, atividade física realizada de maneira incorreta, excesso de trabalho e estresse e obesidade. São causas que podem ser evitadas adotando-se hábitos de vida mais saudáveis. É essencial criar medidas de proteção da coluna no seu momento atual para que ao longo da vida ela se mantenha saudável.

  • Movimente-se para manter-se flexível
    O corpo humano precisa de movimento e não é diferente com a sua coluna. Ao longo do tempo, por conta do processo natural de envelhecimento, as articulações tendem a ficar mais rígidas. Alongar o corpo, mobilizando a coluna, é fundamental para prevenir as dores.
  • Evite o excesso de repouso e o sedentarismo
    Ficar sem se movimentar por longos períodos pode acarretar um enfraquecimento da musculatura paravertebral e, consequentemente, gerar novas queixas de dor e outros problemas.
  • Nunca carregue mais peso do que você suporta
    Muitas lesões da coluna surgem quando o limite tolerado é ultrapassado. Por isso, cuidado com o excesso de peso na musculação, ao pegar um objeto pesado no chão ou ao carregar um móvel, por exemplo. Uma dica é sempre manter o objeto mais próximo do seu corpo e, caso seja necessário, peça ajuda.
  • Após dias intensos, descanse
    Assim como o repouso em excesso, a falta de descanso também é prejudicial para a coluna. Descansar dá tempo para que os tecidos se recuperem de possíveis microtraumas provocados pelo estresse do movimento e sobrecarga, recuperando a morfologia e a fisiologia dos tecidos.
  • Adeque o ambiente para uma melhor postura
    Principalmente durante atividades prolongadas como trabalho e estudos, é importante ter em mente que uma postura adequada àquela atividade pode ajudar a prevenir a sobrecarga nas estruturas e, consequentemente, o aparecimento de lesões.
  • Fortaleça seus músculos
    O músculo funciona como um reforço de sustentação para as articulações. Quando está fortalecido, ajuda a sustentar a sobrecarga, aliviando o peso sobre as articulações. Músculos enfraquecidos não conseguem exercer esse papel de proteção, favorecendo lesões.

Como você pode perceber, proteger a coluna nada mais é do que adotar hábitos de vida mais saudáveis e atentos ao seu corpo. Em que você pode melhorar para cuidar dessa estrutura tão fundamental?