Que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde, imagino que você já saiba. Mas ter essa consciência, infelizmente, não significa ter motivação para praticar algum esporte. O corpo resiste, bate aquela preguiça de começar, as demandas do dia a dia tomam conta e, então, você se vê mais uma vez procrastinando e se sentindo culpado por não cuidar da sua saúde como deveria.

Em primeiro lugar, é preciso ter clareza dos benefícios que a prática esportiva oferece. Podemos citar aqui a melhora do humor, redução do estresse, melhora do foco e concentração, melhora na qualidade do sono, além da socialização e da sensação de pertencer a um grupo de pessoas com intenções em comum. Além disso, a atividade física regular atua na prevenção de uma série de doenças, como doenças cardíacas, diabetes e o câncer.

Se o seu objetivo é começar a praticar alguma modalidade esportiva, algumas ações iniciais podem ajudar a te engajar:

  • Experimente diferentes modalidades. Nada mais desanimador do que praticar algo que não gosta. Vale também para o esporte. Então, experimente opções. Faça uma lista de modalidades que te interessam ou despertam curiosidade e procure por lugares que oferecem essa modalidade na sua cidade. Na maioria das vezes, existe a possibilidade de aulas experimentais.
  • Faça um check-up. Quando você procura especialistas para avaliar sua saúde, você se sente mais seguro e ganha um motivo a mais para se movimentar. Além disso, consultar um médico que solicitar os exames necessários vai garantir que você tenha menor risco de lesões durante a prática.
  • Escolha um profissional do esporte para te acompanhar. A prática orientada por profissional qualificado garante ainda mais segurança e te coloca com um compromisso a mais para manter o seu foco e motivação.
  • Respeite os limites do seu corpo. Cuidado para não começar indo com muita sede ao pote. Lembre-se que o corpo tem um tempo de adaptação e é importante respeitar as pausas e o descanso para que a musculatura se recupere para a próxima prática.

E então? Vamos escolher sua modalidade e colocar o corpo em ação? Boa prática!


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568
Dr. José Carlos Barbi – CRM/SP 32.705
Dr. Alexandre Jaccard – CRM/PR 27.412 / CRM/SP 116.476
Dr. Ricardo Acácio – CRM-SP 225.318 / CRM-SC 12.732 / CRM-PR 21.521
Dr. Fernando Herrero – CRM 112.5376