Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. E por aqui resolvemos abordar esse assunto, já que o cigarro impacta também a saúde da sua coluna. Você sabia disso?

O fumo é um dos vícios mais difíceis de abandonar. Para muitas pessoas, fumar é uma atividade relaxante e social, que alivia sentimentos negativos como a ansiedade. No entanto, no longo prazo, o hábito de fumar pode ter efeitos graves sobre a saúde, incluindo a saúde da coluna vertebral.

Vamos entender mais sobre esses riscos?

  • A influência da nicotina
    É a nicotina a responsável por provocar o vício. Como agente químico, ela diminui o fluxo sanguíneo para os tecidos da coluna vertebral, provocando menor oxigenação no local. Como consequência, ocorre maior propensão à degeneração dos discos intervertebrais e deterioração dos tecidos moles ao redor da coluna, como ligamentos.
  • Redução da densidade óssea e maior risco de lesões vertebrais
    Outro problema da nicotina é que ela interfere na produção de células ósseas e isso pode levar à diminuição da densidade mineral dos ossos. Com isso, o risco de fraturas e lesões da coluna vertebral aumenta.
  • Dor crônica nas costas
    Outro risco provocado pelo consumo do tabaco é o aumento da dor crônica na coluna. Isso ocorre porque a diminuição do fluxo sanguíneo para os tecidos moles e ossos da coluna vertebral pode causar inflamação e dor. Além disso, o hábito de fumar pode levar a um aumento da tosse crônica, o que pode colocar pressão adicional sobre a coluna vertebral. Sem contar que fumar pode afetar a qualidade do sono, o que podeprovocar fadiga e dor nas costas durante o dia.

Um outro ponto importante é que o hábito de fumar pode interferir na eficácia do tratamento para lesões na coluna vertebral, tornando mais difícil a recuperação total.

São muitos os motivos. O tabaco é de fato um grande vilão da saúde e fator de risco para diversas doenças. Evitar o seu uso possibilita que você viva com mais qualidade e bem-estar por muito mais tempo. Pense nisso.


Dr. Rafael Barreto – CRM/SP 122.568
Dr. José Carlos Barbi – CRM/SP 32.705
Dr. Alexandre Jaccard – CRM/PR 27.412 / CRM/SP 116.476
Dr. Ricardo Acácio – CRM-SP 225.318 / CRM-SC 12.732 / CRM-PR 21.521
Dr. Fernando Herrero – CRM 112.5376